Domingo, 28 de Abril de 2024 -

Osasco promove III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Publicado em: 11/07/2013

thumb-25

A Prefeitura de Osasco, por meio da coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, realiza no dia 14 de julho, às 14 horas, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR/Osasco), sob o tema “Democracia e Desenvolvimento: Por uma Osasco sem Racismo”. O evento será realizado no Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (SECOR) na rua Antônio B. Coutinho, 180, Centro.

A conferência (COMPIR/Osasco) é a primeira etapa preparatória para a III Conferência Nacional, que será realizada em novembro próximo, em Brasília, no Distrito Federal, conforme convocação da presidenta da República, Dilma Roussef.

 

O principal objetivo das conferências de Promoção da Igualdade Racial é a busca por uma sociedade justa, isenta de discriminação e desigualdades entre negros e não negros.

As conferências anteriores cumpriram o importante papel de proposição de políticas públicas de enfrentamento ao racismo. O próximo passo, foco desta 3ª edição, será avaliar os avanços e dimensionar os desafios ainda a serem enfrentados para superar os entraves à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social.

 

Em Osasco, após a III COMPIR, será realizada também a Conferência Regional, na qual 15 municípios reafirmarão o compromisso por uma região sem racismo e se articularão para participar da Conferência Estadual.

 

SUBTEMAS DA III COMPIR-OSASCO

 

I – Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;

II – Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios;

III – Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias);

IV – Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

 

CALENDÁRIO

14 de julho 2013 – Conferência Municipal

3 de agosto 2013 – Conferência Regional

24 e 25 de agosto 2013 – Conferência Estadual

5 a 07 de novembro 2013 – Conferência Nacional

Para saber mais acesse:

www.seppir.gov.br/conapir

 

Serviço

 

III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR/Osasco)

Local: Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (SECOR) na rua Antônio B. Coutinho, 180, Centro.
Horário: 14h

Fonte: Assessoria de imprensa PMO

LEIA TAMBÉM

Secor participa do aniversário do Cissor que comemora 33 anos de luta em defesa dos trabalhadores

O Cissor – Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco [...]
LEIA MAIS