Contracs emite nota sobre garantia para os trabalhadores das Lojas Americanas
[...]
LEIA MAIS
Campanha realizada anualmente em todo o mundo, o Outubro Rosa tem a intenção de alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer.
O movimento começou nos Estados Unidos, onde estados realizavam ações isoladas na prevenção contra o câncer de mama. Assim, o Congresso americano aprovou que outubro fosse o mês de ações contra o câncer de mama. No Brasil, foi em 2002 que aconteceu a primeira iniciativa voltada para o Outubro Rosa, quando um grupo de mulheres iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
🟣 O CÂNCER DE MAMA
Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama pode ser evitados com a adoção de alguns hábitos, como:
▪️ Prática de exercício físico;
▪️ Peso corporal adequado;
▪️ Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
▪️ Amamentar;
▪️ Não fumar e evitar tabagismo passivo.
É muito importante estar atenta aos sinais do corpo, já que o câncer de mama pode ser percebido em fase inicial. Os principais sinais e sintomas são:
▪️ Nódulo fixo e, geralmente, indolor;
▪️ Pele da mama avermelhada e retraída;
▪️ Alteração no bico do mamilo;
▪️ Nódulos pequenos nas axilas ou pescoço;
▪️ Saída de líquido anormal pelos mamilos.
Esteja atenta ao seu corpo e procure um médico para avaliação caso note esses sintomas. O autoexame é extremamente importante para a detecção precoce do câncer de mama.
Quando detectado em fase inicial, há grande possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja ofertada para mulheres a partir dos 50 anos, a cada dois anos, possibilitando de encontrar o câncer em estágio inicial, tratando de maneira menos agressiva e aumentando as chances de sobrevivência da paciente.
[...]
LEIA MAIS