Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -

Pequenas empresas geraram 1 milhão de empregos até novembro de 2013

Publicado em: 21/01/2014
Divulgação

Divulgação

SÃO PAULO – As micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar mais de 1 milhão de postos de trabalho entre janeiro e novembro do ano passado. Segundo um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), isso significa 88,3% dos empregos gerados no País neste período.

“São cerca de 8 milhões de micro e pequenas empresas no País que representam uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Novembro

O estudo indicou também que somente em novembro, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 91,5 mil vagas de emprego. Frente ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 7%. Os dados foram baseados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os setores, o comércio foi que registrou maior número de contratações, com um saldo líquido de 83 mil postos de trabalho, mais do que o dobro do saldo de empregos de Serviços, que foi de 37,9 mil.

“As férias de final de ano também movimentam muito esse último setor. Mais da metade dos empregos gerados foram em alojamento e em restaurantes, bares e lanchonetes”, ressalta Barretto.

Entre as regiões, o Sudeste lidera na geração de postos de trabalho, com 33,7 mil empregos criados, seguida pela Sul, com 22,5 mil. O Rio de Janeiro foi o estado que mais abriu vagas em novembro. Os pequenos negócios do estado fluminense tiveram um saldo líquido de contratação superior a 18 mil novos empregos.

Fonte: InfoMoney

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS