aditamento à CCT do SINCOMERCIO 2024-2025
[...]
LEIA MAIS
As vantagens de ir de bicicleta para o trabalho não são novidade. Além dos benefícios do exercício físico, os gastos são menores do que os de um carro, ou mesmo do transporte coletivo. O medo de chegar desarrumado na empresa e a preguiça, por outro lado, podem inibir quem tem vontade de optar pela bike.
“Até seis quilômetros é a distância perfeita para se percorrer de bicicleta sem problemas. Mais do que isso, precisa de uma preparação um pouco maior, como roupas específicas e bicicletas com marcha. Mas essa distância é subjetiva e pode variar”, afirma a cicloativista e consultora de mobilidade Aline Cavalcante.
Para distâncias ainda maiores, é possível combinar o uso da bicicleta com o carro e o transporte público, com bicicletas dobráveis, por exemplo, segundo ela.
Desde julho do ano passado, a advogada Tatiana Lowenthal optou pela magrela como meio de transporte para trabalhar. “Vou de duas a três vezes por semana [de bicicleta]. Iria mais vezes, mas em alguns dias tenho compromissos distantes e demoraria muito”, conta.
A profissão dela exige aparência impecável e roupas formais. Isso não a impede de pedalar os 12 km do trajeto entre sua casa, na zona Norte de São Paulo, e o escritório na avenida Paulista.
Segundo a advogada, que pedala usando as mesmas roupas com que trabalha, o suor não é desculpa para abandonar a prática. “No escritório não tem chuveiro, mas tenho meu kit de banho seco, com lenço umedecido, borrifador de água para o rosto e perfume sólido. Chego a ficar mais arrumada do que se fosse de carro”.
A consultora Aline Cavalcante diz que existe um tabu em relação ao suor. “Na prática, o corpo se adapta ao esforço. Na primeira vez, você sua muito, mas, com o tempo, o corpo se adapta e transpira menos”, afirma.
Bike Anjos ajuda quem tem medo
O Bike Anjos é um projeto que reúne voluntários para ensinar pessoas a andar de bicicleta com mais segurança na rua. Em julho, quando começou uma onda de inauguração de novas ciclovias em São Paulo, o projeto registrou aumento de 40% na procura, e 60% no mês seguinte.
A iniciativa é gratuita e está em 200 cidades do Brasil. Em dois anos, cerca de 7.000 pessoas foram atendidas no país. Eles também organizam o dia “De Bike ao Trabalho”, evento anual realizado em vários países para promover a opção de transporte. Neste ano, será em 8 de maio.
A consultora Aline Cavalcante e o articulador nacional do projeto Bike Anjos, JP Amaral, dão dicas para quem quer começar a ir de bike ao trabalho. Confira.
Fonte: UOL
Na última terça-feira, o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região [...]
LEIA MAIS