Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -

Secor participa da Reunião Nacional de Trabalhadores do Walmart UNI Brasil

Publicado em: 21/11/2013

thumb-29

Em 12 e 13 de novembro, o Secor, representado pela diretora da Secretaria de Formação Sindical, Ana Rapini, esteve presente na Reunião Nacional da Rede de Trabalhadores e Trabalhadoras do Walmart UNI Brasil, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo do evento foi discutir ações desrespeitosas do Walmart que ferem direitos trabalhistas e elaborar um plano de trabalho para 2014.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), a multinacional, maior rede varejista do mundo, apresenta diversos problemas que afetam trabalhadores e consumidores no Brasil. No final de 2012, Walmart avisou os acionistas nos Estados Unidos que R$ 160 milhões estavam reservados para pagar multas trabalhistas. Em outubro deste ano, a rede foi multada em R$ 22,3 milhões pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação e assédio moral.

A diretora Rapini afirma que todos esses pontos foram abordados durante a reunião. “Falamos sobre a realidade de cada região: as ações realizadas pelos sindicatos, a luta diária por melhores condições de trabalho e enfrentamento das práticas irregulares da rede. A conclusão é que a rede vem, cada vez mais, explorando a mão de obra dos trabalhadores e desrespeitando leis trabalhistas já consolidadas no Brasil. Há o assédio moral, não cumprimento do anexo I da NR 17 (visa à adequação do trabalho para prevenir problemas de saúde), não cumprimento de folgas, acúmulo de funções, entre outras irregularidades”, completa.

No dia 12, primeiro do encontro, os sindicatos presentes, as centrais CUT, Força Sindical e UGT, além do Sindicato Global UNI Américas Comércio e representantes sindicais da Argentina e Nova Zelândia, realizaram uma atividade em uma das lojas mais importantes do Grupo Walmart em Natal. Os participantes portavam cartazes reivindicando melhorias trabalhistas e respeito com os comerciários no Brasil.

Em outro momento, foi realizada a definição da nova coordenação da UNI Brasil, sendo o Coordenador Geral, Jeferson Tiego (FS), Coordenador Adjunto, Eliezer Gomes (CUT) e Coordenador Adjunto, Sérgio Neves (UGT).

O plano de trabalho para os próximos seis meses também está concluído. “Continuaremos trocando experiências e defendendo os interesses do comerciário. Além disso, o trabalho conjunto facilita as negociações com as empresas”, completa Rapini.

– Cidades que participaram da Reunião: Osasco (SP), São Paulo (SP), São Carlos (SP), Catanduva (SP), São José do Rio Preto (SP), Natal (RN), Mossoró (RN), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Vitória (ES), Bento Gonçalves (RS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vera Cruz (BA), Camaçari (BA), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), João Pessoa (PB), Maringá (PR), Aracajú (SE), Santa Inês (MA), São Luiz (MA).

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Representantes do SECOR Marcam Presença no 6º Encontro Estadual de Comunicação da CUT São Paulo

O Secretário de Comunicação do SECOR, Carlos Alberto (Arruda), juntament [...]
LEIA MAIS