Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 -

Secor participa de roda de diálogo sobre diversidade promovida pelo Carrefour

Publicado em: 22/06/2018


No dia 15/6, o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), representado pelo secretário-geral, Luciano Leite, e os diretores Hemerson Alexandre, Edson Bertoldo e Jessica Melo, participou da primeira roda de diálogo sobre diversidade promovida pelo Carrefour. O evento, além de compartilhar ações sobre diversidade e inclusão, teve o intuito de melhorar e promover práticas em comum sobre este tema.

Na ocasião, estiveram presentes entidades representantes de trabalhadores e empregadores com representação de todo o estado de São Paulo.

No país que mais mata travestis e transexuais em todo o mundo, 90% da população recorre à prostituição para sobreviver

Subjugada e sem direito às mínimas condições de bem-estar social, a população transexual brasileira amarga às consequências da intolerância: apenas 10% trabalham com registro em carteira, enquanto 90% exerce a prostituição como meio de sobrevivência.

Por isso, uma ação realizada pela rede de supermercados Carrefour nas redes sociais, no dia da Visibilidade Trans, ganhou repercussão nacional após a empresa destacar o trabalho de funcionárias transexuais.   “Hoje é o Dia da Visibilidade Trans! Aqui no Carrefour, celebramos a diversidade todos os dias. Além de contarmos com pessoas trans trabalhando com a gente, oferecemos curso de capacitação em varejo para aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Para nós, todos devem ser respeitados e ter as mesmas oportunidades”, dizia a matéria com mais de 104 mil likes, 21 mil compartilhamentos e 6,8 mil comentários, do dia 29 de janeiro de 2018.

Segundo a empresa, valorizar a diversidade é cuidar da qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. “Temos compromisso com a normativa internacional de direitos humanos, com a legislação brasileira e com as boas práticas de responsabilidade social, rejeitando a discriminação por questões de etnia/cor, idade, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências, classe social, nacionalidade, naturalidade ou outras singularidades que possam oferecer riscos às pessoas por preconceitos presentes na sociedade”.

Para o secretario-geral do Secor que também é funcionário da empresa, iniciativas como esta são um marco, na mudança de postura não só das empresas, mas de toda a sociedade em relação ao tema. “Gostamos da diversidade, por isso a respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna nossa organização e o mundo mais sustentáveis”, afirmou Luciano.

Em seguida a empresa apresentou suas cartilhas sobre diversidade e inclusão usada pela gestão de formação do seu quadro de colaboradores, com alguns itens como segue:

Plataforma da Diversidade

Queremos que os clientes, colaboradores e fornecedores sintam-se acolhidos e respeitados. Assim, estamos sempre dispostos a dialogar e compartilhar experiências. Não aceitamos tratamentos desrespeitosos ou discriminações negativas de qualquer tipo, venha de onde vier. Ao contrário, trabalhamos para validar e assegurar a implementação da Plataforma de Diversidade, criamos o Comitê de Diversidade, que se reúne periodicamente para acompanhar ações relacionadas ao tema, promover internamente o aprimoramento de práticas, gerar reflexão, acompanhar dados demográficos do grupo e, sempre que necessário, analisar e rever processos. Priorizamos 7 temas para que os líderes e equipes orientem suas condutas, são eles: diversidade estética, diversidade étnica, pessoas com deficiência, diversidade sexual, diversidade religiosa, diversidade etária e diversidade de gênero. Trabalhamos isso de forma transversal, pois acreditamos na integralidade das pessoas.

Cartilha: Valorizamos a Diversidade

A Cartilha “Valorizamos a Diversidade” foi publicada com o objetivo de orientar líderes e equipes na valorização da diversidade acolhida no Grupo Carrefour, trazendo conceitos e dicas práticas de como se comportar em circunstâncias variadas, bem como prevenir situações de risco e práticas de discriminação.

Programa Segurança Cidadã

Segurança Cidadã é um programa de capacitação que tem como objetivo preparar nossos vigilantes, equipes de segurança e parceiros, a fim de garantir o respeito a todas as pessoas, sem distinção.

Líderes Inclusivos

Sabemos da importância do papel do líder para a valorização da Diversidade, por isso, este tema está incluído nos programas de Treinamento e Desenvolvimento de líderes promovidos pelo RH.

Os treinamentos promovem reflexão de como liderar pessoas diversas, sobre a riqueza de ter perfis múltiplos nas equipes e de como lidar com situações de conflitos.

Saiba mais! 

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS