Domingo, 28 de Abril de 2024 -

SECOR Participa de Seminário sobre Combate ao Trabalho Escravo

Publicado em: 15/03/2024

No dia 17 de fevereiro de 2024, a Defensoria Pública em São Paulo foi palco de um importante evento voltado para a discussão e reflexão sobre o combate ao trabalho escravo no Brasil. Membros do Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (SECOR), autoridades e representantes da sociedade civil se uniram para debater estratégias e fortalecer o compromisso com a erradicação dessa prática desumana.

Estiveram presentes, Ricardo Alexandre, Ana Maria Rapini, Lubia Conceição , José Piedoso, Irene Bernadete , Elcinedes Costa , Jorge Gonçalves e Julio dos Santos, todos membros do SECOR, que foram adquirir experiencia sobre o tema.

O tema central do encontro foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, uma data que marca não apenas a memória das vítimas, mas também a luta contínua contra essa forma abominável de exploração humana. Instituído pela Lei 12.064/2009, o dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade e promover a conscientização sobre os desafios enfrentados na erradicação do trabalho escravo.

Durante as discussões, foram apresentados relatos alarmantes sobre a realidade do trabalho escravo no Brasil. Casos de empregadas domésticas trazidas de outros estados ou países em condições precárias, privadas de sua dignidade humana e muitas vezes sujeitas a abusos por parte de seus empregadores, foram destacados como exemplos vívidos da persistência desse problema.

Os participantes do evento ressaltaram a importância da colaboração entre governo, sociedade civil e setor privado para combater efetivamente o trabalho escravo. Estratégias de prevenção, fiscalização e proteção das vítimas foram discutidas, com ênfase na necessidade de políticas públicas mais robustas e na conscientização da população para identificar e denunciar casos de exploração.

Além disso, foi destacada a relevância de promover a educação e a capacitação profissional como formas de empoderar os trabalhadores e reduzir sua vulnerabilidade à exploração.

Em conclusão, o evento foi um marco importante na busca por um futuro livre do trabalho escravo. Ao unir esforços e compartilhar conhecimentos, as autoridades e os membros do SECOR reafirmaram seu compromisso com os princípios de justiça, igualdade e dignidade para todos os trabalhadores brasileiros.

Para mais informações sobre o combate ao trabalho escravo, visite o site da Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo (CAME), em cami.org.br, e junte-se a nós nessa luta pela justiça e pela liberdade.

LEIA TAMBÉM

Secor participa do aniversário do Cissor que comemora 33 anos de luta em defesa dos trabalhadores

O Cissor – Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco [...]
LEIA MAIS