Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 -

Tem problemas com o chefe? Veja como melhorar o relacionamento

Publicado em: 24/03/2016
Divulgação

Divulgação

Ter problemas com o chefe é uma realidade para muitos profissionais e isso pode atrapalhar a rotina do trabalho, além de trazer uma grande carga de estresse para o funcionário. Em muitos casos, o chefe chega até a ser a razão de um pedido de demissão.

Portanto, tentar manter uma boa relação com a chefia é uma forma de ter um ambiente saudável e de desenvolver seu trabalho da melhor possível.

Mas, como colocar a política de boa vizinhança em prática? Como construir um bom relacionamento com o gestor? O PayScale, site de norte-americano de carreiras, listou 4 dicas para tentar melhorar a relação com o chefe:

1) Lembre-se de se divertir
Quem quer ter um bom relacionamento com o chefe deve conseguir se divertir durante o dia. Ninguém gosta de negatividade, porque isso tende a deixar todos desanimados. O profissional pode ser a pessoa que tenta deixar o ambiente melhor e mais agradável.

Pesquisas apontam que pessoas que estão em perto de alguém com emoções positivas são mais propensas a vê-la como cooperativa e competente. Trabalhar duro é importante e certamente é bem visto pelo chefe, mas o profissional não pode deixar de se divertir

2) Construa a confiança
As boas relações são baseadas em confiança. Portanto, o profissional deve se assegurar de ser alguém confiável. Ele deve fazer o que promete e ser honesto quando se comunica. Se algo não está indo bem, ele não deve fingir.

A linguagem corporal também pode ajudar a demonstrar a credibilidade, por isso é importante estar atento para essa comunicação.

A medida que o chefe aprende a confiar no funcionário e vice-versa, o relacionamento tende a se fortalecer e a melhorar naturalmente.

3) Não se deixe intimidar
O profissional deve tentar relaxar e aproveitar as conversas que tem com o chefe. Pode ser fácil se sentir intimidado durante essas interações, mas ser muito formal ou estar nervoso pode atrasar ainda mais as chances de um bom relacionamento.

É importante que o colaborador tente manter um nível de relaxamento que faça com que o chefe também se sinta mais à vontade durante a conversa.

4) Demonstre o seu valor
Ao invés de só fazer um bom trabalho, o profissional também deve buscar demonstrar o seu valor. E, às vezes, isso significa ir contra um grupo apresentando novas ideias e tópicos importantes para uma discussão. Esse tipo de contribuição aumenta as chances do colaborador ser ‘percebido’ pela chefia.

Ele deve mostrar que tem ideias criativas e originais para oferecer para ser visto como indispensável. E se o chefe se sentir assim sobre o profissional, além do relacionamento, a carreira também pode melhorar.

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS