Sábado, 12 de Junho de 2021 -

TV Secor discute questões trabalhistas com o advogado Lindolfo José Soares Filho

Publicado em: 14/05/2012

 

Nesta segunda-feira, 14/5, o programa TV Secor abordou o tema Direitos Trabalhistas com enfoque em Assédio Moral e contou com a participação do advogado do sindicato, Dr. Lindolfo José Soares Filho, e o vice-presidente do Secor, Luciano Leite.
 
Questionado sobre queixas mais comuns que chegam ao sindicato, o advogado apontou o assédio moral como o maior problema enfrentado tanto por homens quanto por mulheres e informou que este tipo de assédio se caracteriza por situações em que o trabalhador é ofendido, principalmente, por pessoas de cargos mais altos, e ficam em estado de submissço.
 
Lindolfo Filho ressaltou que uma das características do assédio moral é ser direcionado para uma pessoa e exemplificou com a situação de funcionários que retornam ao trabalho após algum tipo de afastamento, motivado por doença ou pela licença maternidade. De acordo com o advogado, nesta situação a pessoa está mais vulnerável e sensível e muitos patrões aproveitam para assediar o funcionário. “Ofensas nesta fase tem o objetivo de desestabilizar o trabalho, muitas vezes, porque a empresa já contratou outro prestador de serviço para o mesmo cargo”, afirmou.
Lindolfo destaca que desde 2004, cresceu o número de pessoas que denunciam casos assédio moral.
“Isso ocorreu devido a mudança de atendimento a estes casos, já que antes a Justiça tradicional cuidava do assunto e agora a Justiça Trabalhista toma a frente destes problemas. Assim, a população sente mais liberdade e proteção para procurar ajuda”, disse.
Embora seja comum que as ofensas sejam destinadas para uma única pessoa, o vice-presidente, Luciano Leite enfoca os casos de assédio moral coletivo. Luciano destacou o caso da empresa Avon que estabelece um tratamento diferente a trabalhadores com deficiências físicas. Os horários estabelecidos para o almoço ou descanso destes funcionários eram diferentes dos demais, dificultando a socialização de ambos os grupos.
No programa também foram abordados temas como: desrespeito ao piso salarial da categoria, hora extras, homologação trabalhista, carga excessiva de trabalho, entre outros. Para assistir ao programa completo acesse o botço TV Secor na página do nosso site.
 
Fique atento: o próximo convidado para o Programa TV Secor é o Comandante da GCM Osasco  - Gilson Menezes. Nosso programa vai ao ar todas às segundas-feiras.  A partir do dia 21/5 o programa estreia novo horário, às 9h15 e está aberto para a participação ao vivo de internautas. Para enviar perguntas acesse o site do programa emwww.osasco.com.br

 

LEIA TAMBÉM

Brasil Smiles/Secor: Quando foi a última vez que você visitou o dentista?

A recomendação de especialistas é que a visita ao dentista seja feita a [...]
LEIA MAIS