Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 -

TV Secor recebe Secretário do Trabalho, Wladymir Côrrea de Lima

Publicado em: 18/06/2012

thumb-25

Nesta segunda-feira, 18, o Programa TV Secor contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico Social e Trabalho de Carapicuíba, Wladymir Côrrea de Lima, e o vice-presidente do Secor, Luciano Rodrigues.

O debate do programa desta semana abordou os atuais desafios da Secretaria. Wladymir, morador de Carapicuíba há 34 anos e atuante na Pasta desde 2009, quando assumiu cargo de coordenador, diretor administrativo e, posteriormente, secretário. afirmou que a recolocação de mão-de-obra dentro do mercado da cidade ainda é o maior desafio encontrado desde o início de sua atuação no ramo.

De acordo com Lima, Carapicuíba assumiu função de fornecedora de mão-de-obra qualificada para cidades vizinhas, como Osasco e Barueri. “Isso acontece porque não temos espaço físico para a instalação de indústrias na nossa região. Por isso, a população acaba trabalhando fora, mas vem dormir em Carapicuíba”, afirma o secretário. Ainda segundo Lima, a região também sofre com a falta de lazer, como shoppings, cinemas e restaurantes, o que facilita a saída de moradores da cidade.

No bate-papo, Luciano Rodrigues, também morador de Carapicuíba, valoriza o fator humano do município. De acordo com o vice-presidente, a cidade é um grande pólo fornecedor de trabalhadores qualificados e reconhecidos no mercado. “Posso falar que o ser humano é o nosso bem maior. Nosso objetivo é cuidar do trabalhador e trazer melhores condições para os cidadãos, pois muitas pessoas reconhecidas saem da região por falta de trabalho e acabamos perdendo uma pessoa que poderia ajudar no desenvolvimento da cidade”.

A importância da parceria da Secretaria com o Senai (Seviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no fornecimento de cursos profissionalizantes foi destacada pelos entrevistados. De acordo com Lima, o curso oferecido na área de construção civil já formou cerca de 4500 pessoas na região que atuam como pedreiros, eletricistas, encanadores etc. Além disso, os formados recebem kits que supram as necessidades de seu trabalho para poderem atuar dentro do mercado.
A regulamentação de ambulantes em Carapicuíba também foi pauta para o bate-papo. A lei de licença para ambulantes, fruto do mandato de vereador de Sergio Ribeiro, já cadastrou cerca de 1200 pessoas que usam o trabalho informal como sustento. O desafio enfretando pela Secretaria é o número crescente de ambulantes expulsos de cidades vizinhas que visam Carapicuíba.

Não perca o próximo TV Secor! Sempre com notícias interessantes para você, trabalhador!
Acompanhe e participe ao vivo do programa TV Secor todas às segundas-feiras, às 9h15, no site http://tvosasco.ning.com/ ou no canal 6 da NET. Para assistir aos programas anteriores clique no botão TV Secor na home do nosso site.

Fonte: Thaís Peixoto

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS