Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 -

Vendas no varejo ficam estáveis em outubro e encerram 20 meses de alta

Publicado em: 13/12/2011

thumb-69

As vendas no varejo brasileiro tiveram estabilidade em outubro em relação ao mês anterior, interrompendo uma sequência de 20 meses seguidos de alta, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13).

O resultado é anterior as medidas tomadas pelo governo para estimular o consumo no país, no início de dezembro. Os impostos para eletrodomésticos, financiamentos e construção civil, por exemplo, foram reduzidos.

A alta registrada em outubro foi de 4,3%, a mesma de setembro. O comércio varejista não apresentou variação, tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal.

Nas demais comparações, obtidas das séries sem ajuste sazonal, o varejo registrou, em termos de volume de vendas, acréscimos de 4,3% em relação ao ano passado, de 6,7% no acumulado dos dez primeiros meses do ano e de 7,3% no acumulado em um ano.

Governo anunciou medidas para estimular o consumo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou em dezembro novas medidas para estimular o consumo no país. A redução de impostos para a compra de eletrodomésticos e aplicações financeiras (como empréstimos e investimentos na Bolsa de Valores) estavam entre as principais mudanças anunciadas.

O estímulo ao consumo tinha como principal objetivo combater a queda das vendas no setor do varejo. O consumo continua sendo a principal aposta do governo para acelerar a economia do país e superar os efeitos da crise global.

Outro forma de estimular as compras foi a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 11,5% para 11% ao ano. É a menor taxa do governo Dilma.

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação ou estimular a economia. Quando a taxa cai, estimula o consumo.

(Fonte UOL Economia Com informações da Reuters)

Postado por assessoria de imprensa/Raquel Duarte

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS