Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 -

30 de outubro: história de luta, dedicação e muitas conquistas. Parabéns, comerciários!

Publicado em: 30/10/2017

Nessa segunda-feira, 30 de outubro, comemoramos o Dia do Comerciário, celebrando uma longa trajetória de muitas lutas e conquistas de nossa categoria! Por toda dedicação e persistência nesse caminho, parabenizamos a família comerciária!

A luta dos trabalhadores do comércio começou há muitos anos, ainda no início do século XX, quando vivíamos em situação precária: éramos explorados, sem folga, cumpríamos jornadas exaustivas que, por vezes, excedia 12 horas diárias. Até que, em outubro de 1932, cerca de cinco mil comerciários se reuniram em grande manifestação que resultou na conquista do descanso remunerado aos domingos e oito horas diárias de jornada.

A partir de então, o espírito de luta do comerciário foi ganhando força e, graças à tamanha determinação, conquistamos a regulamentação da nossa categoria em 14 de março de 2012, quando a então Presidenta Dilma Rousseff assinou a Lei 12.790.

Hoje, nossa profissão é reconhecida em carteira de trabalho e temos muito que comemorar, mas não podemos parar! Infelizmente, o comerciário ainda sofre com assédio moral, pressões no trabalho e os constantes ataques do atual governo. Para isso, devemos intensificar ainda mais a nossa luta, permanecer unidos para ficarmos cada vez mais fortes e continuar resistindo!

O Secor, enquanto representante legítimo dos trabalhadores, continuará lutando diariamente ao lado da família comerciária.

Parabéns aos comerciários por esta data tão especial!

Diretoria do Secor

 

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS